Clareamento dental: quando a estética favorece a saúde dos dentes

Postado: 30 de July de 2021

A busca pelo tão sonhado sorriso branquinho tem levado muitas pessoas a procurarem o dentista para realizar procedimentos estéticos. Mas quais são as técnicas existentes que realmente são capazes de gerar resultados satisfatórios? Existem tratamentos seguros e que não prejudiquem a saúde da boca? Essas são apenas algumas das muitas dúvidas que surgem quando o assunto é clareamento dental.

Conheça aqui os tipos de tratamentos existentes para clarear os dentes, suas técnicas e indicações e os cuidados especiais após as sessões.

Para que serve o clareamento dental?

O clareamento dental consiste em um tratamento feito em consultório dentário ou até mesmo em casa, conforme indicação do dentista, que utiliza substâncias químicas para alterar a coloração do dente. O principal objetivo é recuperar a cor natural do dente, eliminando a aparência amarelada ou escura, comum ao processo de envelhecimento. 

O ingrediente ativo usado no procedimento é o oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou do peróxido de carbamida. O tratamento tem como benefício aumentar a sensação de bem-estar e a autoestima do paciente, deixando-o mais satisfeito com a própria aparência. 

O clareamento dental é um procedimento estético que deve ser realizado a partir de uma motivação pessoal. Cabe ao profissional apresentar as técnicas de clareamento dental existentes no mercado e indicar o melhor tratamento, de acordo com a avaliação do perfil de cada paciente.

Para realizar o clareamento dental, é preciso passar por exames clínicos e radiográficos, a fim de detectar a existência de cáries e infiltrações, que podem gerar um efeito negativo em relação à sensibilidade dental, no momento da realização do procedimento ou após a aplicação da substância.

O clareamento dental não é recomendado para as mulheres que estejam grávidas e crianças e adolescentes menores de 15 anos. Além deles, não devem realizar o tratamento estético pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador e que apresentem cáries e infiltrações, lesões na gengiva, restaurações quebradas ou que possuam hipersensibilidade nos dentes.

Quais são as técnicas existentes de clareamento dental e para quem elas são indicadas?

O clareamento dental consiste em um procedimento pouco invasivo, com a aplicação de um gel clareador à base de peróxido de carbamida ou de peróxido de hidrogênio. Ambas as técnicas podem ser aplicadas em consultório ou pelo próprio paciente em casa, mas devem contar com a supervisão de um dentista. 

Porém, para os casos de pacientes com histórico de sensibilidade dental, recomenda-se mais a opção pelo clareamento caseiro. Já para os pacientes com sintomas de retração gengival, a aplicação deve ocorrer pelo dentista no consultório.

Conheça os três tipos de clareamento existentes

Clareamento dental em consultório

Também conhecido como clareamento de consultório,  clareamento com luz ultravioleta ou clareamento em consultório, este tipo de tratamento, como o próprio nome diz, utiliza tecnologia a laser ou LED e é indicado para pacientes que apresentam problemas nas gengivas, como a retração gengival. O grande benefício desse tipo é o menor tempo para se alcançar o resultado, com duração entre uma a quatro sessões, que costumam acontecer em torno  de uma hora cada.

O clareamento dental de consultório consiste na aplicação de um gel clareador bastante concentrado, e esse é um dos motivos que tornam necessária a realização pelo dentista, já que requer o isolamento dos lábios e gengivas. O tratamento exige o espaçamento de, pelo menos, 48 horas entre as sessões.

Clareamento dental interno

O clareamento dental interno é uma técnica mais branda que o tratamento a laser, embora também seja considerada forte e precise ser aplicada pelo dentista. É indicada para pessoas que tenham realizado tratamento de canal ou outros procedimentos que podem ter ocasionado o escurecimento dos dentes.

O dentista consegue, por meio dessa técnica, acessar o local do canal ou do problema que originou a aparência escura ou manchada do dente. A partir de então, o gel concentrado é aplicado, até que se atinja a cor natural.

Este tipo de clareamento também pode envolver o uso de luzes de LED após a aplicação da substância, sendo menos agressivo que o tratamento a laser e com custo relativamente inferior. Porém, o seu tempo de duração para se chegar ao efeito desejado é relativamente maior.

Clareamento dental caseiro

O clareamento dental caseiro tem como vantagens o baixo investimento e o fato de poder ser realizado em casa. No entanto, é preciso aguardar mais tempo para se chegar aos resultados. Esse tipo dura cerca de uma a três semanas, com a aplicação do produto todos os dias. Cada aplicação varia entre trinta minutos e quatro horas, a depender da qualidade e quantidade do gel utilizado.

Essa técnica, embora seja feita em casa pelo próprio paciente, não deve ser realizada sem o acompanhamento do dentista.

É preciso manter algum cuidado especial após o término das sessões de clareamento dental?

O alcance dos resultados esperados requer uma série de cuidados do paciente. Além de realizar a escovação dos dentes após cada refeição, com o uso do fio dental, é preciso ter cuidado com a ingestão demasiada de algumas bebidas e alimentos, que podem favorecer o surgimento de manchas indesejáveis. Alguns exemplos são: beterraba, café, refrigerante de cola, chá-preto, suco de uva e vinho tinto. Além disso, o consumo de cigarros e chimarrão também podem contribuir para alterar a coloração dos dentes.

Também é preciso seguir o cronograma estabelecido pelo dentista para fazer a limpeza dos dentes no consultório dentário. A depender dos cuidados de cada paciente, os efeitos do clareamento podem durar até dois anos. 

Lembre-se: os dentes sofrem modificações em sua coloração ao longo do tempo, e o fato de ter feito um clareamento dental não significa, em nenhuma hipótese, que os efeitos serão para sempre. Por isso, mantenha sempre a visita ao dentista em dia e nunca deixe de realizar uma boa higienização dos dentes. Os bons hábitos podem trazer excelentes benefícios para a sua aparência e sua saúde.

Publicado por: clinicaodontobarra

35 visualizações

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *