Rugas e marcas de expressão: é possível combatê-las

Postado: 25 de August de 2021

Com o avançar dos anos, a pele do rosto começa a passar por um processo natural de envelhecimento, dando espaço para o surgimento das tão temidas rugas e marcas de expressão. Por vezes, essas mudanças no rosto ocorrem de forma precoce e são motivos de muita insatisfação.

O que nem todos sabem é que, atualmente, existem técnicas que utilizam substâncias capazes de suavizar essas marcas, devolvendo, assim, a aparência mais jovem e saudável ao rosto. Tais procedimentos, antes realizados apenas por cirurgiões plásticos e dermatologistas, nos últimos anos estão autorizados por lei a serem conduzidos também por dentistas capacitados, cuja especialidade na Odontologia é chamada de Harmonização Orofacial.

Aliás, você sabe o que é a Harmonização Orofacial e quais são os seus benefícios? Saiba como a técnica pode suavizar as rugas e marcas de expressão do rosto, como ela é feita e os cuidados necessários após o procedimento.

O que é a Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial é um tratamento estético, reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia, que visa a equilibrar proporções faciais do paciente, suavizando as linhas de expressão causadas pelo processo natural de envelhecimento. A técnica é capaz de tornar a aparência mais harmônica, corrigindo detalhes do rosto, como o contorno da boca, queixo, nariz, bochechas, entre outros, em sintonia com o tamanho dos dentes.

Além da sua função estética, a Harmonização Orofacial também se detém ao restabelecimento de questões relacionadas à mastigação e à respiração do paciente, sendo um tratamento capaz de reduzir, inclusive, dores de cabeça e nas articulações da mandíbula. O procedimento utiliza, em sua técnica, o ácido hialurônico, uma substância orgânica produzida pelo nosso próprio organismo, que tem como função conferir hidratação, sustentação e elasticidade à região.

Em quais áreas do rosto o ácido hialurônico pode ser aplicado?

As aplicações do ácido hialurônico podem ser feitas em rugas e marcas de expressão, desde que sejam visíveis mesmo quando a pessoa está relaxada. Geralmente, são localizadas nos lábios, sulco nasogeniano (conhecido como bigode chinês), queixo e bochechas. Mas é preciso ter muita atenção antes de realizar o procedimento, pois como a intenção é aumentar o volume da região, caso a técnica seja realizada de forma inadequada, pode causar efeitos indesejáveis. 

Por isso, a escolha do profissional a realizar o procedimento é fundamental e faz toda a diferença para o alcance de bons resultados.

Quais são os cuidados após a realização da Harmonização Orofacial?

Mesmo que a Harmonização Orofacial não exija muitos cuidados após as aplicações, são necessárias algumas orientações, que variam de acordo com os sintomas, para garantir o bem-estar do paciente. Para todos os pacientes é recomendada a suspensão das atividades físicas pelo período de 24 horas após o procedimento. 

Já para os casos em que ocorram dores ou inchaços nos locais da aplicação, o uso de bolsas de gelo pode ajudar a aliviar as sensações de incômodo e a prevenir hematomas.

Para as mulheres, é permitido o uso de maquiagem, sendo contraindicado utilizar cremes e hidratantes sem o consentimento do especialista responsável pelo procedimento. Entretanto, o uso do protetor solar deve ser reforçado nos primeiros dias após o preenchimento facial, uma vez que a pele pode estar mais suscetível a manchas. Além disso, é preciso manter o rosto devidamente higienizado. Caso algum sintoma apareça após a realização da Harmonização Orofacial, não hesite em contatar o profissional responsável para conseguir orientações e, se preciso, iniciar

Publicado por: clinicaodontobarra

26 visualizações

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *