Mês de outubro é marcado por celebrações na Odontologia

Postado: 4 de October de 2021

Outubro é um mês muito importante para a Odontologia. Todos os anos, nos dias 3 e 25, são celebrados o Dia Mundial do Dentista e o Dia Nacional do Dentista, respectivamente. A data mundial surgiu em 1840, em decorrência da criação do primeiro curso de Odontologia da história, em Baltimore, nos Estados Unidos. No Brasil, o dia 25 de outubro faz menção ao decreto nº 9.311, de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação na área, nos estados da Bahia e no Rio de Janeiro.

Além de homenagear todos os dentistas pela relevância do seu trabalho para a saúde das pessoas, as datas marcam uma série de ações de conscientização da população, que alertam para os cuidados com a saúde bucal e para a prevenção de doenças. Conheça aqui algumas dicas de como cuidar da saúde bucal e por que é tão importante ir ao dentista regularmente.

Como manter uma boa higiene da boca e dos dentes?

Para manter uma boa higiene da boca e dos dentes é preciso ter bons hábitos de prevenção e cuidado diários, como manter uma boa escovação e usar corretamente o fio dental. É importante lembrar que os dentes saudáveis são essenciais para a fala, mastigação, respiração, além de contribuir para a boa aparência.

Assim como a saúde física e mental, a saúde bucal tem a prevenção como o melhor caminho para se evitar problemas mais sérios e que exijam tratamentos longos. Para isso, alguns pequenos ajustes na rotina se fazem necessários e são capazes de reduzir significativamente as chances do aparecimento de cáries, tártaro, mau hálito, gengivite e demais problemas que envolvem a saúde bucal.

Confira algumas dicas de como cuidar da saúde bucal:

– Escove os dentes após as refeições e antes de dormir;
– Use o fio dental pelo menos uma vez ao dia, fazendo, no mínimo, duas passagens em cada dente. Não se esqueça de usá-lo antes de dormir;
– Prefira o creme dental e enxaguante bucal (antisséptico bucal) com flúor;
– Escove a língua para remover restos alimentares. Se preferir, use limpadores ou raspadores de língua;
– Modere a força aplicada na escovação, para evitar agredir a gengiva;
– Tenha uma alimentação balanceada;
– Evite bebidas sob altas temperaturas.

Por que é tão importante ir ao dentista regularmente?

As consultas com o dentista devem acontecer, pelo menos, a cada 6 meses e o motivo é bastante simples: a prevenção de complicações referentes à saúde bucal. Durante a consulta, o dentista pode verificar a condição de saúde dos dentes e gengiva, coloração dos dentes, movimentação maxilar, presença de cáries e da placa bacteriana, sangramentos, feridas e inchaços.

Além disso, o dentista irá orientar sobre a opção mais adequada para cada paciente de escova dental, creme apropriado e, se necessário, enxaguante bucal. Não existe uma idade mínima para começar a ir ao dentista e, por isso, é importante que os pais levem os filhos regularmente à consulta, para que a criança desenvolva o hábito de cuidar dos dentes e da boca. 

Aliás, os cuidados devem começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos no bebê, quando os pais recebem orientações sobre como retirar os resíduos do leite e, assim, evitar a proliferação de bactérias na boca.

Lembre-se: um sorriso perfeito e saudável depende de cuidados pessoais e de uma boa orientação do dentista. Por isso, mesmo que não esteja com dores, nunca atrase a visita ao dentista.  

Publicado por: clinicaodontobarra

8 visualizações

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *