Impacto da alimentação na saúde dos dentes

Postado: 1 de October de 2021

Você sabia que manter uma alimentação adequada desde o nascimento pode impactar positivamente na saúde dos dentes? Já ouviu falar que determinados alimentos podem prejudicar o esmalte ou, até mesmo, causar cáries e inflamação na gengiva?

Enquanto alguns alimentos trazem benefícios para a saúde dos dentes, outros podem causar danos à estrutura dos tecidos dentários, tornando-os frágeis e suscetíveis a doenças. Portanto, a nossa dieta interfere diretamente para que a dentição esteja saudável ou não e, por isso, devemos sim estarmos atentos na hora de escolhermos os alimentos.

Aliás, cada vez mais a área da Odontologia vem se apresentando de maneira indissociável da saúde integral, uma vez que a saúde dos dentes ultrapassa os cuidados destinados apenas à saúde bucal.

Confira quais alimentos e nutrientes trazem benefícios ou colocam em risco a saúde dos dentes e os cuidados que devemos ter para manter a saúde da boca.

Que alimentos trazem benefícios para a saúde dos dentes?

Alguns tipos de alimentos podem ser muito benéficos para a saúde dos dentes. Você já ouviu falar em “alimentos detergentes”? Eles existem e são chamados assim por terem grande potencial de eliminar os resíduos de outros alimentos que permaneceram presos aos dentes. Dentre eles, pode-se citar a cenoura e algumas frutas, tais como maçã, pera e laranja.

Em relação aos nutrientes, o cálcio figura entre os mais importantes para se ter um sorriso saudável, uma vez que fortalece o esmalte do dente, ajudando a combater a erosão e o surgimento de cáries. Portanto, ter à mesa todos os dias opções de alimentos que contenham cálcio é fundamental para o fortalecimento dos dentes. Como exemplos, podemos destacar o leite, queijo, iogurte e amêndoas, desde que não estejam adoçados com açúcar.

Além disso, os alimentos ricos em vitamina C e D, gorduras “boas”, como o azeite, castanhas e abacate e, é claro, a ingestão frequente de água, auxiliam na manutenção da saúde dos dentes.

Lembre-se: ao oferecer à família refeições ricas em legumes, verduras, frutas, proteínas e grãos integrais, você proporcionará muitos benefícios ao funcionamento do organismo, mas também irá favorecer a saúde dos dentes.

E quais os alimentos colocam em risco a saúde dos dentes?

Existem também alimentos que colocam em risco a saúde dos dentes. Nesse quesito, os maiores vilões são o açúcar e os produtos industrializados, que são capazes de provocar queda do pH da boca, podendo causar a desmineralização dos dentes e o aparecimento de cáries. Outros alimentos que podem causar prejuízos à saúde dos dentes são: bebidas alcoólicas, café e refrigerantes de cola.

A carência de alguns nutrientes também pode causar prejuízos à saúde dos dentes e da boca. Os baixos níveis de ferro, por exemplo, podem se manifestar em incômodos na região, como o surgimento de aftas, língua áspera, feridas na parte interna da bochecha, dentre outros problemas de saúde.

Já a falta de vitamina C pode provocar sangramento gengival, alteração no paladar e ambiente propício ao aparecimento de cáries e outras doenças na boca. Outros nutrientes fundamentais para a saúde bucal são: cálcio, zinco, magnésio e vitaminas D, B2, B3 e B12.

No entanto, você não precisa deixar de consumir os alimentos que mais gosta, desde que tenha atenção à frequência e não exagerar na quantidade a ser ingerida. Além disso, é preciso escovar os dentes logo após todas as refeições e antes de dormir, e não se esquecer de usar o fio dental diariamente.