Gengivite e periodontite: qual a diferença?

Postado: 18 de February de 2020

gengivite periodontite

Inflamações na gengiva podem evoluir e causar perda dentária

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de placas bacterianas. Se não tratada, a doença pode evoluir para uma periodontite, que atinge também os tecidos de suporte dos dentes.

Gengivite

Causas: a higiene bucal inadequada contribui para que placas bacterianas produzam toxinas danosas à mucosa da gengiva. Fatores genéticos também podem estar envolvidos.
Sintomas: inchaço, vermelhidão, sangramento, sensibilidade no local, entre outros.

Tratamento: o tratamento pode incluir a técnica de raspagem supragengival, para remover as placas bacterianas. O dentista também orienta o paciente quanto à higiene bucal.

Periodontite

Causas: A gengivite não tratada pode evoluir para uma periodontite, com o surgimento das bolsas periodontais, que consiste no aprofundamento do sulco entre gengiva e osso. Se não tratada, pode gerar perda óssea e a queda do dente. O fumo e a diabetes podem ser fatores relacionados a esta condição. Sintomas: mau hálito persistente, dentes moles, alteração no paladar, entre outros.

Tratamento: Além da raspagem, alisamento radicular, e instrução de higiene oral, pode ser necessária cirurgia para recomposição óssea ou da gengiva.

Clínica Odonto Barra

1,440 visualizações