25 de outubro: Dia Nacional de Saúde Bucal

Postado: 21 de October de 2021

Todos os anos, no dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da região da boca, mantendo bons hábitos de higiene, que incluem os cuidados com os dentes, língua e gengiva. A data foi escolhida pelo Ministério da Saúde por ser também comemorado o Dia Nacional do Dentista.

Como a nossa boca está em constante contato com o meio ambiente, acaba sendo um grande facilitador para a entrada e a proliferação de bactérias e microorganismos, que podem causar diversos danos à saúde e ao bom funcionamento do organismo. Isso porque as bactérias podem entrar facilmente na corrente sanguínea, causando um quadro de infecção, além de muitas consequências negativas para a saúde.

Para prevenir o aparecimento das chamadas doenças bucais, o primeiro passo é manter a correta escovação dos dentes, com o uso diário do fio dental e a limpeza adequada da língua. Mas, lembre-se de que muitas doenças que aparecem na boca têm estreita relação com o consumo de bebidas alcoólicas, fumo e alimentação inadequada, além de maus hábitos de higiene da região.

Conheça aqui as principais doenças que podem surgir na região da boca e algumas dicas de como manter uma boa saúde bucal.

Quais são as principais doenças que podem surgir na boca?

Descuidar da higiene bucal pode causar diversas doenças e, inclusive, provocar danos estruturais nos dentes e na gengiva. A melhor forma de prevenir as doenças bucais é conhecê-las, para que as medidas de proteção sejam adotadas no seu dia a dia. Saiba mais sobre cada uma delas:

Cárie:

A cárie é a principal doença que atinge a cavidade oral de pessoas de todas as idades. É causada por um somatório de fatores, dentre eles, a presença de bactérias, alimentação rica em açúcares e falta de higiene bucal. Aliás, as bactérias quando estão expostas ao açúcar são capazes de produzir ácidos, que causam grandes prejuízos à estrutura dentária. Suas consequências costumam ser: abscesso, sensação de dor intensa e, até mesmo, a perda do dente.

Tártaro:

O tártaro dentário acontece como consequência da calcificação da placa bacteriana que não foi removida de forma correta durante a escovação. Quando o tártaro se acumula, ocorre a proliferação de bactérias, sendo essa a principal causa da doença periodontal.

Doença periodontal:

A doença periodontal é uma doença infectocontagiosa, que acomete a gengiva e a estrutura óssea que suporta os dentes. Caso não seja tratada rapidamente e de forma correta, pode levar a perda de um ou mais dentes. A placa bacteriana é a principal causa dessa doença, mas outros fatores podem desencadeá-la, tais como o consumo de cigarros, alterações hormonais, alguns medicamentos, diabetes mellitus, imunidade baixa e a própria genética.

Gengivite:

A gengivite é uma patologia que decorre da doença periodontal, quando essa é limitada à gengiva. Sua manifestação ocorre por alterações na gengiva, deixando-a mais avermelhada, inchada e com sangramentos durante a escovação. Com o tratamento adequado e uma boa higiene oral, é possível combater a gengivite completamente.

No entanto, caso o tratamento não seja iniciado logo que apareçam os primeiros sinais, a doença tende a avançar, causando danos no tecido gengival e no osso que sustenta os dentes.

Periodontite:

A periodontite também é uma patologia que decorre da doença periodontal, que acontece quando essa atinge o osso que dá sustentação aos dentes. É considerada o estágio mais avançado da inflamação nos dentes, podendo resultar na perda de um ou mais dentes. Os principais sinais que permitem identificá-la são: sangramento na gengiva, mau hálito, retração da gengiva e intensa sensibilidade.

Câncer de boca:

O câncer de boca é uma doença que pode comprometer os lábios, a mucosa bucal, a gengiva, a língua, o céu e o assoalho da boca. Dentre as principais causas para a doença estão: fumo, álcool, falta de higiene bucal, próteses que não foram adaptadas corretamente e a idade acima de 40 anos.

Os sintomas mais comuns do câncer de boca são: feridas que custam a cicatrizar, úlceras indolores e manchas vermelhas ou brancas. Também podem se manifestar em forma de dores locais, aparecimento de caroço no pescoço, emagrecimento e dificuldades para falar, engolir ou mastigar.

Como manter uma boa saúde bucal?

Os principais cuidados para manter uma boa saúde bucal, e a partir deles prevenir o aparecimento de doenças bucais, vão desde a correta escovação dos dentes até a adoção de hábitos mais saudáveis. Conheça alguns deles abaixo:

1- Escove os dentes logo após as refeições;

2- Invista em uma boa escova de dentes, de forma a garantir uma melhor escovação e não danificar as gengivas;

3- Utilize o fio dental diariamente e com cuidado para não ferir as gengivas;

4- Mantenha a língua sempre limpa, removendo os resíduos alimentares depositados sobre ela;

5- Use enxaguantes bucais indicados pelo dentista após a escovação e o fio dental;

6- Mantenha uma alimentação balanceada, sem o consumo excessivo de açúcares;

7- Evite hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas sem moderação;

9- Visite regularmente o seu dentista, com intervalo máximo de 6 meses.

Não espere acontecer um problema mais grave para agendar uma consulta com o seu dentista. Mesmo sem nenhum sintoma aparente, mantenha a periodicidade das consultas. Sua saúde bucal depende muito de você.