Como você tem cuidado da sua saúde bucal? Mitos e Verdades

Postado: 9 de October de 2020

Quando falamos em saúde bucal, sempre surgem dúvidas. Muitas vezes, as pessoas seguem dicas de amigos ou procuram técnicas na internet sem saber se realmente são indicadas ou se funcionam. Vamos falar sobre alguns mitos e verdades no cuidado da saúde dos seus dentes e da sua boca.

A. Devo trocar a escova de dentes frequentemente?

Verdade – O período ideal para troca é a cada três meses. Após esse tempo, as cerdas da escova estão desgastadas e desfiadas, perdendo sua efetividade.

B. Mascar chiclete sem açúcar é equivalente a escovar os dentes?

Mito – Chicletes não são capazes de substituir a escovação. É comum, em situações emergenciais, as pessoas mascarem um chiclete após o almoço ou o jantar para disfarçar o hálito de comida. Porém, esse truque popular não tem a ação de limpar os dentes. Então, ao fazê-lo, escove os dentes assim que puder. Uma dica para cuidar da saúde dos seus dentes quando for mascar chiclete é sempre preferir a versão sem açúcar.

C. Não ter uma boa saúde bucal pode influenciar na minha saúde geral?

Verdade – Algumas doenças podem ser ocasionadas pela falta de higiene bucal como gengivite, periodontite, retração gengival, halitose, cáries e, a mais séria, endocardite bacteriana, infecção que atinge o coração.

D. Mulheres grávidas não precisam ir ao dentista?

Mito – Ao contrário, no período da gestação, a mulher fica mais vulnerável às doenças bucais devido a alterações hormonais que alteram a saliva e o pH da boca, podendo interferir diretamente na saúde do bebê. Por isso, a visita ao dentista deve estar incluída no planejamento pré-natal, com indicação de algum tratamento a partir do segundo trimestre.

9 – Escovação segura

Nada de usar a força na escovação e trocar as escovas de dente a cada três meses são algumas das dicas para uma higiene bucal perfeita.

Antes de iniciar a escovação, lave as mãos com água e sabão. Depois, lave sua escova de dente para garantir a retirada de possíveis resíduos. Faça também bochechos com água para garantir que os restos de comida tenham ido embora.

Durante a escovação, não precisa fazer força. Você pode, além de estragar mais rapidamente sua escova, machucar a gengiva e desgastar o esmalte do seu dente. Falando nisso, não deixe de trocar a escova a cada três meses, pois, após esse período, ela perde eficiência.

Na hora de guardá-la, lave em água corrente, retirando ao máximo os resíduos, seque-a bem e guarde em uma capinha para que ela não se contamine com o ambiente. É fundamental manter sua escova bem longe do vaso sanitário.  Para evitar contaminação cruzada, também não deixe que as cerdas encostem nas cerdas das escovas de outras pessoas.

Ficou com alguma dúvida? Procure um dentista, ele poderá te orientar sobre as melhores práticas para cuidar da sua saúde bucal.

Publicado por: clinicaodontobarra

254 visualizações

Tags

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *