Boca seca: o que pode ser?

Postado: 29 de November de 2020

A boca seca é um sintoma comum e que pode tanto estar ligado a pouca ingestão de água, medicação e estresse quanto ser sinal de uma questão mais séria, como uma doença reumatológica. O termo técnico para boca seca é xerostomia e caracteriza os casos em que não se produz saliva o suficiente para manter a boca úmida.

Outras causas para o sintoma de boca seca incluem o próprio processo de envelhecimento, questões hormonais, alguns tratamentos de câncer, tabagismo, uso de drogas, como metanfetamina, e diabetes. Em cada caso, o médico e o dentista podem fazer uma investigação para saber o motivo para a baixa produção de saliva.

Além da própria sensação, outros sintomas da xerostomia são: garganta seca, dificuldade de mastigar, sensação de queimação, língua seca, lábios trincados, mau hálito e feridas na boca. As cáries também podem aparecer com mais frequência, assim como a doença periodontal, ou seja, nas gengivas, uma vez que os tecidos ressecados ficam mais propensos a infecções.

Dependendo da causa da boca seca, o dentista pode receitar medicamentos que estimulam a prevenção de saliva ou o uso de saliva artificial. Para quem tem esse problema, aconselha-se beber muita água, especialmente nas refeições, não fumar e evitar álcool, cafeína e alimentos muito picantes ou com muito açúcar.